terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mudar o mundo.

Conheço muitos discursos de pessoas que pregam que o mundo precisa ser mudado. A verdade, é que não são pessoas alheias a nós que têm de fazer isso, somos nós mesmos, que iremos mudar o mundo, se realmente quisermos. Então, como mudar o mundo?
É preciso começar a mudar, mudando a si mesmo. Se você não pode mudar, como conseguirá mudar um mundo tão grande? São pequenos hábitos, como cumprimentar a todos com o melhor sorriso possível, ser paciente, ter compaixão, e cumprir seus deveres.
Deve-se cuidar do lugar onde vivemos. Se a nossa casa é suja, desorganizada e completamente artificial, nunca teremos um planeta saudável, bonito e equilibrado. É necessário fazer a coleta seletiva, reciclagem, o reflorestamento e destinar corretamente todos os tipos de lixos. Se não conseguimos manter um animal de estimação de maneira decente, como poderemos preservar todos os animais que vivem no planeta? Serão extintos a menos que mudemos.
É preciso assumir os seus atos, e as suas conseqüências. É o tal do aqui se faz, aqui se paga. Cometer um erro é algo natural do ser humano, mas é mais natural ainda, querer consertar e desfazer desentendidos. Responsabilidade é essencial para a vida em sociedade. Só assim pode-se viver em harmonia, sob as leis, os direitos e deveres comuns.
Deve-se realmente acreditar. A mente nos domina, e se realmente acreditamos que é possível mudar, assim será feito; caso contrário, desista, essa é uma vitória perdida, desde o momento que você a desacreditou. Ter coragem, ser honesto e sincero, ter fé e esperança, são coisas inerentes ao ser humano. Não se deve esperar recompensas, para algo que é natural a nossa espécie. A Ética é da nossa criação. Valores estes que estão distorcidos, mas não perdidos.
Fazer a sua parte é fundamental. Começa com você, atinge o seu vizinho e logo, muitas pessoas também farão a sua parte. Fazer o bem atrai o bem. Tudo que vem fácil, vai fácil, por isso deve-se valorizar o trabalho, o esforço, as metas para alcançar seus objetivos. Não pense apenas em si mesmo. É algo totalmente egoísta, se considerar que uma mudança no mundo afeta a muitas outras pessoas. O eixo da terra não é o seu umbigo, fique atento.
Defenda seus valores, desde que com bons argumentos. Uma pessoa com força, perseverança e determinação consegue muito mais do que uma fraca e desmotivada. É a causa e a conseqüência. A justiça, a paz e o amor são coisas dignas de serem defendidas, e com certeza elas mudarão o mundo.
Busque exemplos de pessoas que defendiam os pontos positivos da vida. Estas hoje estão usufruindo de muitos privilégios, e ganhando muito mais do que aqueles pessimistas.
A verdade é que não é o mundo que precisa ser mudado. Somos nós.


Laíse Moura

Um comentário:

  1. Muito boa reflexão, você diz praticamente tudo sobre o coportamento humano pós-modernização onde deixamos de ser sociedade e viramos individuos , somos o centro e venho em 1º,2º, 3º... Em um mundo de egocentrismo a reflexão sobre o proximo se faz necessária. Estamos as vesperas da celebração do nascimento daquele que, por mais que alguns não encherguem ele como um lider religioso, foi um lider e mudou muitas pessoas nos trazendo várias mensagens onde uma delas é justamente "Ama o próximo como ama a ti mesmo" e tambem posso mencionar "Amai-vos uns aos outros como eu os Amei". Se essas palavras não bastarem para você que se aventurou a ler o que estou escrevendo posso mencionar algo mais recente, que foi proferido mais exatamente durante a Eco 92 tambem conhecida como Rio 92, "Pensar globalmente, agir localmente." Ou seja, os problemas existem nas mais variadas esferas, você precisa ter isso em mente, mas se você não começar por você, no local onde vive como menciona a autora deste blog, nenhuma mudança será efetivamente feita. Termino com "O bater de asas de uma borboleta na américa latina pode causar um furacão no Japão" - Teoria do Caos

    ResponderExcluir

Oi :) Fico feliz em ter você aqui. Eu adooro comentários! Pode escrever o que achou, vai me ajudar bastante! Obrigada, beijos.